top of page
Aston Martin AM-RB 001 (2018)

Já tendo sido falado em vários sítios, o AM-RB 001 foi desenvolvido pela Aston Martin em parceria com a Red Bull Advanced Tecnologies. E chegaram agora a acordo de como será o nome deste glorioso protótipo: Valkyrie.
E Porquê o nome de um Deus Nórdico da Guerra?
Para começar, está o uso do "V", que existe desde o primeiro Vantage em 1951 para designar os veículos da marca britânica com maior performance e esse desígnio continua até hoje com os nomes Vanquish, Virage e mais recentemente o Vulcan (Deus do Fogo).
Em segundo ponto, está o uso de uma personagem de poder com o intuito de dar a entender que é o derradeiro Aston Martin, tanto em performance como no design expressivo do Hipercarro.

A visão desta parceria seria criar um automóvel para a rua e para a pista, mas com o máximo que ambas as equipas conseguissem fazer.
Construído sobre uma estrutura em fibra de carbono, o Valkyrie apresenta um nível de aerodinâmica muito superior ao encontrado em qualquer carro de rua. Devido ao pouco peso, a aerodinâmica do veículo passa tanto por cima como por baixo, para criar a quantidade exata de downforce para uma condução estável.
O motor irá ser um V12, tal como todos os Aston Martin de elevada performance e terá um rácio de peso/potência de 1:1 (1 bhp por kg de peso).
O veículo será produzido nas mesmas instalações do primeiro hipercarro da Aston Martin: o One-77, e será limitado entre 99 a 150 automóveis (já incluídos carros de rua, protótipos e versões exclusivas de pista.
As primeiras entregas começarão em 2018.




bottom of page